Reforço Estrutural: Garantir Segurança e Durabilidade
O reforço estrutural é essencial para garantir a segurança e longevidade de edificações. Neste ponto, esse artigo explora de forma rápida os diferentes tipos de reforços, suas aplicações, benefícios e quando são necessários, oferecendo uma visão inicial em relação ao tema.

A estrutura submetida ao processo de reforço estrutural, em geral vai garantir segurança e durabilidade do sistema. Por essa razão, o processo de melhoria da resistência ou rigidez de estruturas existentes. Afim de aumentar a capacidade de suportar cargas adicionais, corrigir problemas causados por falhas ou danos. Simultaneamente, e atender novas exigências de uso ou atualizações de códigos de construção.
- Incorporação de Elementos: Adição de vigas, colunas ou paredes de reforço afim de fortalecer a estrutura existente.
- Segurança Estrutural: Garantia de resistência ao teste do tempo e além disso adequar às novas demandas de uso.
- Tecnologias Inovadoras: Por exemplo, a aplicação de compósitos de fibra de carbono e outros materiais avançados.
Objetivos do Reforço Estrutural
O reforço estrutural tem como finalidade principal, solucionar problemas que comprometem a integridade das estrutura, seja restaurando condições originais e em alguns momentos e analogamente aumentar a capacidade de resistência da estrutura.
Recompor função Estrutural
Corrige problemas de falta de suporte de carga, garantindo estabilidade e segurança da estrutura mediante aos impactos sofridos.
Corrigir patologias
Previne sinais de degradação, como fissuras, trincas, fissuras, desplacamento de concreto ou armaduras expostas.
Aumento de vida útil
Minimiza processos de deterioração natural, prolongando a vida útil da estrutura. Ex: Uma laje antiga com sinais de corrosão pode ser reforçada com fibras de carbono ou adição de vigas metálicas, aumentando sua resistência e protegendo a armadura original.
Adequar a estrutura às normas técnicas mais recentes.
Adequar a estrutura às normas técnicas mais recentes, as conformidades atuais de segurança, desempenho e durabilidade, definidos pelas normas da ABNT (como a NBR 6118, NBR 8681, NBR 6120 etc.).
Assista em vídeo
Tipos de Reforço Estrutural

Aumento de Seção e Incremento de Armadura
Como pode ser visto, o “encamisamento” aumenta a seção das peças existentes com acréscimos de novas armaduras e concreto (graute), aumentando a inércia do elemento e como resultado o ganho de resistência na estrutura.
Fonte: Chatgpt
Reforço com Fibras de Carbono
Utiliza materiais de alta resistência, durabilidade e leveza. No geral, esse sistema com fibra de carbono, mantem as dimensões próximas as originais, ao mesmo que resguarda as áreas úteis da construção.
Fonte: Foltram Engenharia


Reforço com Perfis Metálicos
Utiliza perfis ou chapas metálicas, a fim de que a estrutura resista as cargas submetidas. Comumente essa metodologia oferece rápidez com um custo mais elevado em relação ao concreto armado. Para exemplificar, no caso da imagem, o intuito foi de aumentar a área do vão para atender um elevador de maior dimensão.
Fonte: De Lisboa Engenharia
Reforço com protensão Fibras de Carbono
Utiliza materiais de alta resistência afim de após protendido, fazer o elemento retornar a sua disponibilidade anterior. Para ilustrar, neste exemplo foi utilizado o sistema de reforço ativo com protensão em laminado de fibra de carbono numa viga.
Fonte: Foltram Engenharia

Quando é Necessário o Reforço Estrutural?

Impacto do Reforço Estrutural
Segurança para os usuários
Em suma, ajuda a recuperar a capacidade de carga da estrutura e a evitar falhas, o que proporciona mais segurança e estabilidade para quem utiliza o espaço.
Preservação do Patrimônio
Desempenha papel importante na preservação de estruturas históricas, ao mesmo tempo que preserva a integridade estética e arquitetônica.
Inovação Tecnológica
O campo está em constante evolução, impulsionado por avanços em nanotecnologia e novos materiais, por conseguinte um processo mais eficiente.

Redução de custo
- Diminui gastos com eventuais intervenções emergenciais futuras.
Prevenção de danos
- Diminui o aparecimento de trincas, fissuras e vazamentos na estrutura.
Segurança
- Impede desabamentos e garante a integridade física da construção.
Valorização Patrimonial
- Aumenta o valor do patrimônio empresarial ou residencial.
Aplicações Práticas do Reforço Estrutural
Existem várias estruturas que pode se beneficiar do reforço estrutural. Aliás, aqui estão algumas:

Então;
É uma ferramenta poderosa para preservar a segurança e prolongar a vida útil das edificações. Portanto, ao identificar os sinais de necessidade, conte conosco para direcionar soluções eficazes e garantir que a estrutura permaneça sólida e confiável.
Leia também: Reforço Estrutural: Quem deve fazer?
Caso precise de ajuda, entre em contato com nosso escritório! Deixe um comentário abaixo, vou adorar lhe responder. Até mais
Max de Lisbôa – Autor
Deixe um comentário