Escolha o melhor terreno em 6 passos
Escolha um terreno em seis passos fundamentais. Deixamos abaixo, 6 passos que vai te ajudar a usufruir de melhores experiências nesse momento tão significativo no contexto residencial e ou comercial:

1- Defina o tipo de uso e as pretensões arquitetônicas
A primeira dica diz respeito sobre o que você deseja construir. Pois não faz sentido começar a procurar um terreno sem saber o que se quer construir.
Então pergunte-se:
- Como vai ser sua casa ou empreendimento?
- Qual será a metragem construída, número de andares ou mesmo quantos cômodos?
- Terá garagem, piscina, área gourmet. Quantas vagas, a piscina vai estar na frente ou nos fundos, área gourmet externa ou interna de forma integrada? Em resumo, quantos espaços você gostaria de ter? Com isto em mente, é possível escolher o lote certo para seu plano.
2- Considere a localização
A localização que o lote está inserido é um fator importante. Com base nas suas pretensões, escolha local que mais se aproxima de seu ideal de vida social ou comercial. Considere fatores de crescimento, centros urbanos e ou campo.
3- Esteja atento a documentação
Passados as etapas anteriores. Coloque os valores de mercados como umas das premissas entre a relações documentais de um lote. Visto que, valores muito abaixo de mercado tendem a evidenciar pendências documentais. Comece verificando no Registro de imóveis do município, questões como licenças ambientais e autorizações de órgãos competentes referente ao lote em questão. Muitos são os casos que lotes são criados sem o devido reconhecimento formal dos municípios. Preste atenção ao número da matrícula do lote, pois um terreno só é considerado regular através dessa identificação. No cartório de Registro de Imóveis, pode ter acesso ao certificado de negativa de débitos para verificação dos reais estado em relação ao fisco municipal.
4- Analise a topografia e o comportamento do solo
A escolha da Topografia, bem como o comportamento do solo, pode indicar aspectos estéticos e econômicos de um projeto futuro. Um lote plano é a melhor opção, já que evita custos extras na implantação do projeto por não ter custos com corte e aterro, nem a necessidade de paredes de contenção. Lote em aclive é uma situação em que o lote está elevado em relação a rua. Lote em declive o lote está abaixo ao nível da rua. Tanto o terreno em aclive e em declive, significa dizer que serão necessários esforços antes da locação da obra, com possíveis gastos que não são necessários num terreno plano.
5- Não se esqueça do sol – Incidência solar
O sol que pela manhã, ajuda a secar as roupas e tornam as plantas mais fortes e mais bonitas. À tarde, bate mais forte e o torna em áreas mais quentes, o calor nas partes mais expostas da casa pode ser bastante alto. Uma situação ideal, os quartos enfrentam o nascer do sol, assim como a área externa da piscina. Portanto, certifique-se de que não há edifícios que impeçam que você veja o nascer do sol ou a probabilidade de raios do sol. Normalmente no Brasil o lado norte recebe mais sol durante toda a manhã e, por esta razão, os lote com a frente para esta direção são mais valorizadas no mercado. o lado sul, por outro lado, é adequado para salas como cozinhas e lavanderias.
6- Observe o entorno – Vizinhança e infraestrutura
Neste ponto, deve ser considerado o quanto uma propriedade vizinha pode ter de predominância na funcionalidade de sua casa ou empreendimento. Por exemplo, se as propriedades vizinhas forem superiores a 2 andares e seu terreno estiver entre elas, sua propriedade pode receber muito menos luz solar do que outras. Fatores estéticos das edificações vizinhas e o comportamento de moradores podem também interferir numa nova abordagem e mudanças de ideias de projeto ou até mesmo impactar na decisão de compra.
Caso precise de ajuda, entre em contato com nosso escritório! Deixe um comentário abaixo, vou adorar lhe responder. Até mais
Max de Lisbôa – Autor
Deixe um comentário