Autovistoria Predial: Você precisa saber!
A autovistoria predial, também conhecida como vistoria técnica, é uma avaliação realizada por profissionais habilitados, como engenheiros ou arquitetos, para analisar o estado do edifício ou conjunto de instalações

O que é Autovistoria Predial?
Você precisa saber, que os responsáveis pelos imóveis devem realizar Autovistoria Predial, para verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança da edificação.
O objetivo desse procedimento é acima de tudo, permitir que à administração local, esteja informado sobre quaisquer problemas e encaminhadas as medidas de correções a partir do Laudo de autovistoria predial.
A autovistoria predial é uma avaliação técnica elaborada por especialistas qualificados, como engenheiros ou arquitetos, para avaliar as condições de conservação, segurança e estabilidade de um imóvel ou conjunto de instalações. Esta inspeção predial deve ser realizada a cada 5 anos e tem como objetivo detectar e corrigir imediatamente quaisquer problemas externos e internos.
Lei de Autovistoria Predial: Você precisa saber
A autovistoria predial é obrigatória para edificações que possuem mais de 1.000m², possuem 3 ou mais pavimentos, possuem mais de 5 anos do Habite-se, acima de tudo quando forem notificadas pela prefeitura.
Instrumento legal que regulamenta a obrigatoriedade da autovistoria predial no Município do Rio de Janeiro. A Lei Estadual RJ Nº 6.400, de 05 de Março de 2013, instituiu a obrigatoriedade de autovistoria.
Os prédios com mais de 25 anos de vida útil têm a obrigatoriedade de realizar auto inspeções quinquenais. Por exemplo, os prédios tombados ou preservados não estão sujeitos à obrigação estabelecida, ficando sua vistoria a cargo do órgão público municipal responsável pela fiscalização da estabilidade e segurança das edificações.
A responsabilidade pela segurança dos prédios e de suas instalações é do condomínio ou do proprietário do prédio. Além disso, vistoria deve ser efetuada por engenheiro, arquiteto ou empresa legalmente habilitados nos Conselhos Profissionais, CREA/RJ e/ou CAU/RJ.
Itens observados durante uma autovistoria predial.
Por exemplos, os principais são:
- Áreas externas;
- Estrutura;
- Impermeabilização;
- Elevadores;
- Instalações;
- Sistemas de incêndio;
- Sistema de gás;
Portanto, dependendo da edificação, alguns pontos podem receber prioridade ou mesmo exigir uma análise mais aprofundada.
Quanto custa uma autovistoria predial?
O valor cobrado por uma autovistoria pode variar, a depender das quantidades de unidades a ser vistoriada. No entanto, estima-se um custo inicial de cerca de R$ 3.000,00 para edificações menores e de poucos pavimentos.
Investir no processo é indispensável em muitos aspectos, acima de tudo, especialmente quando há dúvidas em relação a segurança da edificação. Alguns dos principais motivos são: desplacamento de revestimentos nas fachadas, Patologias em geral, reformas nos apartamentos etc… Com a ajuda de um profissional, é possível detectar os principais problemas rapidamente e corrigi-los antes que adquiram proporções maiores. Isso vale para infiltrações e desgastes na fundação, entre outras falhas..
Caso precise de ajuda, entre em contato com nosso escritório! Deixe um comentário abaixo, vou adorar lhe responder. Até mais
Max de Lisbôa – Autor
Deixe um comentário